Notícias

O que são riscos Ergonômicos?

Os riscos ergonômicos originam-se da ausência ou da péssima adequação do ambiente de trabalho ao homem podendo assim ocasionar graves problemas psicológicos e fisiológicos ao trabalhador, assim como a redução da sua segurança e produtividade.

No âmbito da prevenção contra os riscos ergonômicos, a norma regulamentadora NR17 (ergonomia) juntamente com outras normas técnicas estabelecem parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho as características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e produtividade.

QUAIS SÃO OS RISCOS ERGONÔMICOS?
São considerados como riscos ergonômicos, os seguintes aspectos:

*Esforço físico intenso;

*Levantamento e transporte manual de peso;

*Exigência de postura inadequada;

*Controle rígido de produtividade;

*Imposição de ritmos excessivos;

*Trabalho em turno e noturno;

*Jornada de trabalho prolongadas;

*Monotonia e Repetitividade;

*Outras situações causadoras de stress físico e ou psíquico;

RISCOS ERGONÔMICOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Para a eliminação ou a minimização considerável dos riscos ergonômicos do ambiente de trabalho é importante realizar um estudo mais detalhado dos possíveis riscos ergonômicos presentes nos locais de trabalho. Deste modo, o subitem 17.1.2 da norma regulamentadora número 17 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, estabelece que:

“17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho as características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.”
Portanto, é altamente recomendável a realização da Análise Ergonômica do Trabalho – AET. E assim, proporcionar aos trabalhadores um maior bem estar, segurança e saúde no trabalho, tal como ao empregador quanto a eliminação e /ou redução do número de problemas, como: ações trabalhistas contra a empresa, a redução da produtividade, o afastamento de funcionários por motivo de lesões por esforços repetitivos, doenças osteomusculares, etc.

Lycos Safe

Lycos Safe
 Web e Marketing: Web Produtora

A Lycos Safe faz parte do Grupo